17 de mai. de 2010

SABENDO MAIS SOBRE AS DISARTRIAS


A disartria é uma desordem da fala, resultante dos distúrbios no controle muscular dos mecanismos da fala, é causado por uma lesão no SNC (sistema nervoso central) ou periférico que provoca problemas na comunicação oral por conta de uma paralisia, fraqueza ou incoordenação da musculatura da fala.


  • Fala: processo decorrente da participação conjunta e harmonioso de cinco bases motoras: respiração, fonação, ressonância, articulação e prosódia.
  • Respiração: o controle deficiente da expiração e inspiração interferirá na entonação, prejudicando a inteligibilidade de fala.
  • Prosódia: É o ritmo, entonação e demais atributos correlatos na fala.
  • Fonação: a paralisia das pregas vocais resultará em um som fraco e abafado e fará com que o paciente se canse facilmente. O volume da voz cairá após um certo período da fala ou no final da oração.
  • Ressonância: se há insuficiência palatal, a qualidade da voz terá baiza ressonância (hiponasalidade) ou muita ressonância (hipernasalidade).
  • Articulação: a redução de atividade da atividade neuromuscular da língua, lábios, palato mole e mandíbula produz alterações na fala.

Disartrico é o paciente que apresenta uma lesão no SNC ou periférico que ocasionou comprometimento nestas bases motoras e não só na articulação.
As disartrias se diferenciam por características da fala e principalmente da voz.


TIPOS DE DISARTRIAS

Disartria Flácida - é causada por uma lesão no neurônio motor inferior. Etiologias: TCE, distúrbios vasculares, AVC tronco encefálico, ELA, esclerose múltipla, Síndrome de Guillain-Barré, dentre outros.
Características: voz soprosa, monoaltura, articulação imprecisa das consoantes, hipernasalidade, inspiração audível, voz rouca, frases curtas, monointensidade.


Disartria Espástica - é causada por uma lesão no neurônio motor superior bilateral. Acarreta aumento de tônus muscular com espasticidade, fraqueza e velocidade reduzida dos movimentos. Etiologias: ELA, AVC em tronco encefálico, TCE, esclerose múltipla, múltiplos AVCs, dentre outros.
Características: voz áspera com esforço tensa-estrangulada, monotonia, articulação imprecisa das consoantes, hipernasalidade, monointensidade, velocidade lenta, frases curtas, vogais curtas e distorcidas, quebras de frequência, voz soprosa, tonicidade excessiva, choro ou riso indiferenciados, instalidade na emissão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário