6 de mai. de 2010

VOZ


A voz é a ferramenta de comunicação mais primária e mais imediata que dispomos para interagir na sociedade, pois ela não requer qualquer acessório nem mecanismo especial para ser utilizada.

A voz é um elemento de fundamental importância, porque por meio dela, observamos as emoções, sensações e intenções, se as pessoas estão alegres, tristes, seguras...por intermédio dela que as pessoas também revelam seu entusiasmo, cansaço, ansiedade, estado de humor, interferindo de modo decisivo na eficácia de nossa comunicação social ou profissional e determinando a própria personalidade e o estado de espírito de quem fala, pois a voz sofre muita influência de hormônios e de nossas emoções. Além disso, a voz pode indicar a região que você nasceu ou recebeu educação.


COMO A VOZ É PRODUZIDA

A voz é produzida por meio do ar que vem dos pulmões e ao chegar a laringe, faz as pregas vocais vibrarem. Na laringe, as pregas vocais estão na posição horizontal. Quando respiramos elas estão afastadas, ao falarmos elas se aproximam e vibram.

A laringe não é o único órgão responsável pela voz. Depois de passar por ela, a voz passa pelas cavidades da garganta, boca, nariz, que funcionam como alto falantes (cavidades de ressonância). Após essa amplificação, o som é modificado pelas estruturas da língua, lábios, dentes e palato, dando origem às palavras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário