5 de mai. de 2010

O QUE É UM FONOAUDIÓLOGO?




É o profissional com graduação plena em FONOAUDIOLOGIA, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia na área de comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como no aperfeiçoamento dos padrões de fala. (Lei 6965/81)


Áreas de atuação do Fonoaudiólogo


Audiologia: campo da Fonoaudiologia voltado para promoção, prevenção, diagnóstico e reabilitação da função auditiva e vestibular. Garante a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo por meio da otimização de suas habilidades auditivas.


Motricidade Orofacial: voltado para o estudo, pesquisa, prevenção, avaliação, diagnóstico, desenvolvimento, habilitação, aperfeiçoamento e reabilitação dos aspectos estruturais e funcionais das regiões orofacial e cervical.


Linguagem: voltada para o estudo, pesquisa, promoção, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de transtornos a ela relacionados, a fim de garantir e otimizar o uso das habilidades de linguagem do indivíduo, objetivando a comunicação e garantindo bem estar e inclusão social.


Voz: estudo e pesquisa da voz, promoção de saúde vocal, avaliação e aperfeiçoamento da voz, bem como a prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações vocais, quer sejam nas modalidades da voz falada ou cantada.


Saúde Coletiva: construir estratégias de planejamento e gestão em saúde, no campo fonoaudiológico, com vistas a intervir nas políticas públicas, bem como atuar na atenção à saúde, nas esferas de promoção, prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos populacionais.



  • Juramento do Fonoaudiólogo

''Neste momento, ao assumir a profissão de Fonoaudiólogo, obrigo-me solenemente a dedicar meu trabalho à humanidade, utilizando o domínio da ciência em todas as suas formas de expressão, prevenindo, orientando e tratando todo aquele que necessita. Respeitarei os segredos que me forem confidenciados. Manterei por todos os meios, ao meu alcance, a honra da minha profissão. Não permitirei que considerações de ordem religiosa, de nacionalidade, de raça, de ordem política ou de padrões sociais se interponham entre o meu dever e o meu semelhante e não usarei meus conhecimentos contra as leis humanas. Faço tais promessas solenemente, livremente sob minha palavra de honra.'' - Adaptação da Declaração de Genebra (1948)










Nenhum comentário:

Postar um comentário